O assunto pode parecer um pouco desinteressante, mas manter a calibragem correta dos pneus do carro é determinante para sua segurança. Nenhum pneu funciona adequadamente sem a pressão correta.

Usar uma pressão incorreta pode provocar, entre outras situações, o estouro do pneu. Pode também prejudicar a estabilidade e o controle da direção, além do desempenho do carro em curvas e freadas.

Um pneu com a calibragem correta ainda é mais econômico e menos poluente.

Para que você possa cuidar bem de si e das pessoas importantes de sua vida, resolvemos trazer um conteúdo completo sobre como calibrar pneu e aproveitar para tirar algumas dúvidas. Vamos começar?

É importante dizer que não existe uma calibragem exata e correta que seja comum a todos os pneus.

A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista ou na tampa de combustível.

A calibragem dos pneus varia de carro para carro e de modelo para modelo. Mesmo veículos que usem a mesma medida de pneu podem ter calibragens diferentes. Isso varia de acordo com a aerodinâmica do carro, peso do veículo (quando está cheio ou vazio), da via em que se vai andar (pavimentada ou estrada de chão), entre outros fatores.

Quem determina a pressão adequada são os fabricantes dos veículos. Para isso são feitos vários testes em diferentes situações e pressões para encontrar a que ofereça o melhor controle do carro.

Você também pode encontrar a recomendação da pressão adequada no Manual do Proprietário do Veículo. Se você não souber por onde anda o manual do seu veículo, consulte no Google. Várias marcas disponibilizam o manual de forma online.

Como saber que precisa calibrar pneu?
Existem, sim, alguns sinais de que há algo de errado com seu pneu, como uma certa sensação de instabilidade na direção, vibração em excesso, aumento no consumo de combustível ou o desgaste irregular nos pneus.

Mesmo sem nenhum deles, é interessante manter o hábito regular de conferir e a calibragem do pneu, especialmente antes de percursos longos.

Os riscos da calibragem incorreta dos pneus
Você pode perceber quando um pneu está calibrado de forma errada olhando para o centro da banda de rodagem. Pneus calibrados em excesso ficam com o centro inchado. Ao contrário, os que estão calibrados com menor pressão do que deveriam ficam com o centro mais murcho. 
 
Sobre a Gow Seguros
 
Nascemos da experiência, conectados com a inovação e contribuindo para um presente e futuro mais seguro e humano.

Somos uma Corretora de Seguros que conta com um time multidisciplinar, temos no nosso DNA a velocidade e a necessidade da transformação do mercado de seguros. A energia que nos move é de uma sociedade mais segura, justa e transparente.
 
Continue conectado com a gente.
Siga nossas redes sociais. Vamos caminhar juntos e seguros.
@gowseguros
 
Cote seguro auto, seguro moto, seguro de vida, seguro viagem, seguro frotas, consórcios.